segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Feliz 65º aniversário Freddie Mercury




Farrokh Bulsara é o nome verdadeiro do conhecido Freddie Mercury, hoje, 5 de Setembro, faria 65 anos. Era vocalista, compositor e musico, da celebre banda britânica Queen. Mercury nasceu na ilha de Zanzibar, na altura era uma colónia britânica, hoje pertence à Tanzânia. Este passou a maior parte da sua infância na Índia, onde, aos sete anos, começou a dar os primeiros passos na música ao ter aulas de piano.

Aos dezassete anos, Freddie e a sua família, mudaram-se para Inglaterra, após terem de ter fugido de Zanzibar por questões de segurança.

Na faculdade licenciou-se em artes e design gráfico, mais tarde, usou estas habilidades para projectar o design dos Queen. Foi na faculdade que também conheceu o baixista Tim Staffell, era seu colega de quarto. Tim tinha uma banda chamada Smile, que tinha como guitarrista o Brian May e baterista o Roger Taylor. Anos mais tarde, em 1970, Tim, deixou a banda e Freddie acabou por ficar como vocalista do grupo que se passou a chamar Queen. Ainda em 1970, conheceu Mary Austin, com quem viveu cinco anos. Foi com ela que assumiu a sua orientação sexual (ele era bissexual), os dois mantiveram uma forte relação de amizade até ao fim da sua vida. A música Love of My Life é inspirada em Mary, pois acima de tudo, era o verdadeiro amor dele.

Foi Freddie Mercury que compôs muitos dos sucessos da banda, tais como, Bohemian Rhapsody, Somebody to Love, Love of My Life e We Are the Champions, todos considerados como um hino e serão eternamente reconhecidos.

Uma das atuações mais notáveis foi em 1985, no Live Aid, onde 72000 pessoas aplaudiram, cantaram e dançaram em uníssono. Foi tão aclamada que foi considerada a maior performance ao vivo na história da música rock.

No dia 23 de novembro de 1991, Freddie Mercury disse "Bem, resolvi confirmar ao público as suspeitas que a imprensa tem levantando há algumas semanas: eu sou HIV positivo, e venho lutando contra esta doença há alguns anos. Espero que daqui para a frente todos se consciencializem e se unam para enfrentar esse terrível mal." Passado um dia, a 24 de novembro de 1991, faleceu à noite na sua casa.

O corpo de
Freddie foi cremado e as suas cinzas espalhadas na margem do Lago Genebra na Suíca, por isso não existe nenhum túmulo para que os seus fãs possam homenageá-lo, sendo que o local de culto onde ainda hoje recebe flores é a casa onde faleceu.




Sem comentários: