terça-feira, 28 de junho de 2011

Gandhi


Mohandes Karamchand Gandhi nasceu a 2 de Outubro de 1869, em Porbandar na Índia ocidental, manifestava-se de maneira não-violenta, activa e provocativa. Muitas vezes através de jejum. Através da desobediência civil contribui para a independência da Índia.

Gandhi nunca recebeu o prémio Nobel da Paz, apesar de ter sido indicado cinco vezes entre 1937 e 1948. Décadas depois, no entanto, o erro foi reconhecido pelo comité organizador do Nobel.

Quando o Dalai Lama Tenzin Gyatso recebeu o prémio em 1989, o presidente do comité disse que o prémio era "em parte um tributo à memória de Mahatma Gandhi".

Ao longo da sua vida, as actividades de Gandhi atraíram todo tipo de comentário e opinião.

Winston Churchill referiu-o como “um homem seminu, armado em faquir”.

Sobre Gandhi, Albert Einstein disse “as gerações por vir terão dificuldade em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a Terra”.

Gandhi é um mito, um semideus. À medida que o tempo dele se afasta, esta percepção fica mais clara. Gandhi não foi talhado no barro, mas de espírito. Num mundo materialista , em que cada um é apenas caracterizado pelo que faz, não pelo que é, ele não foi um líder politico, nem um líder religioso, nem um nacionalista, nem um artista, nem teve nenhuma profissão que não fosse a de advogado, talvez a única pela qual não é assim tão conhecido, mas também foi tudo isto, porque foi um espírito, e os espíritos imiscuem-se em todos os aspectos da vida, mesmo os mais inesperados.

Foi um animador de lutas, de resistências, de ideias, de projectos e de sonhos. Defendeu até á exaustão tudo em que acreditou, mas nunca se bateu por nada. A sua linha inflexível foi a da não-violência, com estas armas constituiu o que o ultimo vice-rei da Índia, Lorde Mountbatten considerou ser um poderoso exército constituído por um só homem, não por falta de seguidores, mas sim porque apenas lhe interessava a força moral e não a força dos números.

No dia 30 de Janeiro de 1948 Gandhi é assassinado por Nathuram Godse.

Principios

Mahatma Gandhi, continuou a transmitir os seus ensinamentos de manifestação o-violenta até seus últimos anos de vida.

A filosofia de Gandhi e as suas ideias sobre o satya e o ahimsa foram influenciadas por crenças hindus e da religião jainista. O conceito de 'não-violência' (ahimsa) permaneceu por muito tempo no pensamento religioso da Índia.

Ser vegetariano fazia parte das tradições hindus e jainistas. Gandhi experimentou diversos tipos de alimentação e concluiu que uma dieta deve ser suficiente apenas para satisfazer as necessidades do corpo humano. Jejuava muito, e usava o jejum frequentemente como estratégia política.

Gandhi renunciou ao sexo quando tinha 36 anos de idade e ainda era casado. Também passava um dia da semana em silêncio. Abster-se de falar, segundo acreditava, trazia-lhe paz interior.

Depois de retornar à Índia com a sua carreira bem-sucedida de advogado na África do Sul, ele deixou de usar roupas que representavam riqueza e sucesso e passou a usar um tipo de roupa que costumava ser usada pelos mais pobres.

Também era contra o sistema da educação nas escolas, preferindo acreditar que as crianças aprenderiam mais com os pais e com a sociedade.

Frases, citações, ensinamentos:

Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.” Mahatma Gandhi


“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.”Mahatma Gandhi


“As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objectivo?” Mahatma Gandhi


“A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável.”Mahatma Gandhi


“O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte.” Mahatma Gandhi


“O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não.” Mahatma Gandhi


“Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.” Mahatma Gandhi


“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.” Mahatma Gandhi


“Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.” Mahatma Gandhi


“Temos de nos tornar na mudança que queremos ver.” Mahatma Gandhi


“Aprenda como se fosse viver para sempre. Viva como se fosse morrer amanhã.” Mahatma Gandhi


“Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.” Mahatma Gandhi


“A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.” Mahatma Gandhi


“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.” Mahatma Gandhi

Sem comentários: