sexta-feira, 24 de junho de 2011

Psicologia Positiva: uma nova abordagem

Historicamente, a Psicologia preocupou-se em investigar patologias, negligenciado os aspectos saudáveis dos seres humanos. Mas, a partir de 1998, assumindo a presidência da American Psychological Association, Seligman iniciou movimento denominado Psicologia Positiva, que visa oferecer nova abordagem às potencialidades e virtudes humanas, estudando as condições e processos que contribuem para a prosperidade dos indivíduos e comunidades.

Surge um "novo" paradigma de investigação, ou seja, há uma mudança de perspectiva - do negativo para o positivo. A Psicologia Positiva passa a abordar o funcionamento positivo da personalidade, o bem-estar subjectivo e o ensino da resiliência. As emoções e sentimentos têm um papel crucial na forma como as pessoas reagem às circunstâncias do meio. Há ainda algumas actividades que favorecem o bem-estar psíquico e consequentemente, a forma de ver o mundo.

O que é então a psicologia positiva??

A psicologia positiva é o estudo científico das forças e virtudes que capacitam os indivíduos e as comunidades a superarem -se.

A psicologia positiva não é um movimento filosófico ou espiritual. Não é um exercício de auto ajuda nem uma forma mágica para ser feliz. É sim, um ramo da psicologia que estuda as potencialidades dos seres humanos, e as qualidades individuais e colectivas que proporcionam vitalidade e sentido à vida.

Emoções positivas levam a uma vida de satisfação. A psicologia positiva permite fazer a ponte entre a ciência e a vida, promovendo de forma abrangente o caminho para o bem-estar emocional e para uma vida mais realizada.

Viver positivamente permite a construção de uma nova atitude do Eu sobre si próprio e sobre a sociedade em que o mesmo se integra. Permite também, uma melhor capacidade de adaptação às mudanças através de uma atitude inovadora, criativa e divertida.

A psicologia positiva pode “prescrever” o que é bom para a saúde, atribuindo assim, a cada indivíduo, a possibilidade de recorrer às suas competências e de desenvolver um estado de equilíbrio e de natural Felicidade.







Sem comentários: