Pois é meus caros, este é um tema que dificilmente se chegará a uma definição sólida, sobre o que é a felicidade. Para alguns felicidade é dinheiro, para outros pode ser apenas poder ver o sol nascer todos os dias, depende da visão que cada um de nós tem da vida e da realidade que nos rodeia, personalidade, educação, ambição, objectivos de vida e classe social, entre outros factores determinantes e intrínsecos a cada um de nós.
Segundo Daniel Gilbert, professor de psicologia da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que estuda a felicidade há mais de duas décadas, conceitua a sensação de bem-estar: “É difícil dizer o que é, mas sei quando eu a vejo. É simplesmente se sentir bem”. Em suas pesquisas e livros sobre o tema, Gilbert mostra o que teimamos em não perceber no dia-a-dia: a felicidade não é uma sensação eterna, é um estado de êxtase, daqueles que se atingem nos momentos de extremo prazer.
Estar feliz ou triste é um ir e vir. Apesar de difíceis, os processos de infelicidade também funcionam como um momento para amadurecer, pensar e repensar as atitudes, os projectos.
Não há respostas concretas mas há pistas do que leva até ela. O filósofo grego Aristóteles afirmava, há mais de 2 mil anos, que a felicidade se atinge pelo exercício da virtude e não da posse.
Segundo o psicólogo israelita Daniel Kahneman, da Universidade Princeton, nos Estados Unidos, passamos a julgar nossa felicidade não pela situação actual, mas pela perspectiva de melhorar de vida no futuro.
Como vemos ate psicólogos têm visões diferentes e têm alguma dificuldade em explicar este conceito, a mais recente área de estudo neste campo é a Psicologia Positiva e dedica-se ao estudo daquilo que nos torna pessoas mais felizes, mais saudáveis e realizadas. Diz-nos Seligman, por muitos considerado o pai da Psicologia Positiva, que compreender e facilitar a felicidade e o bem-estar subjectivo é o objectivo central da Psicologia Positiva (Seligman, 2002, in Carr, 2004).
Então meus caros o que é a felicidade afinal??
Aguardo sugestões e opiniões vossas!
Dicas para felicidade
• Aprenda a viver aqui e agora.
• Valorize o aspecto positivo.
• Redescubra a sua própria inocência.
• Conceda-se pequenos prazeres.
• Deixe agir o seu instinto.
• Fotografe seus momentos felizes.
• Respire profundamente, faça exercícios e cuide da saúde
• Use a criatividade
•Deixe fluir a sua energia interior.
•OuseEm breve irei aprofundar mais sobre o que é a psicologia positiva num outro post, de forma a entendermos melhor esta área de estudo.
Sem comentários:
Enviar um comentário